A consultoria empresarial representa uma das atividades que mais têm evoluído nos últimos anos em todo o mundo e, especialmente, no Brasil.
De acordo com Gottfried Wilhelm von Leibnitz, “amar é colocar nossa felicidade na felicidade do outro”.
E se você não é capaz de mostrar aos tomadores de decisão onde suas empresas estão perdendo dinheiro ou como podem lucrar, você é apenas mais um profissional de coaching e consultoria – e as empresas estão cansadas disso!
Para se te uma ideia do potencial deste tipo de negócio, foi realizado um estudo de mercado em um dos principais estados brasileiros, e de 753.113 empresas de micro e pequeno porte existentes naquele território, estima-se que apenas 40% do público seja atendido com serviços de apoio à competitividade e ao desenvolvimento sustentável, com vistas ao fortalecimento da economia estadual.
Assim , fica fácil se localizar no contexto da consultoria como negócio aplicado.
Pois, compete ao consultor de negócios mostrar ao empresário o quanto ele está perdendo com os pesados custos operacionais do empreendimento dele ou deixando de ganhar sem a contratação dos seus serviços.
E mais, o valor pago pelo seu serviço pode ser devolvido muitas vezes superior com o resgate de restituições monetárias que ele nem sabia ser possível, por exemplo.
Agora diga, qual empresário resistiria conhecer um profissional ou empresa de consultoria que promete e cumpre com a promessa de trazer 10 vezes mais resultados ao negócio contratante, mediante o desfecho de seus serviços prestados?
Steve Siebold, escritor e palestrante motivacional, afirma que “pensar de forma criativa para solucionar problemas é a habilidade mais bem paga no mundo. Quanto mais problemas você resolver, mais rico você fica.”
Pode-se afirmar que este crescimento da consultoria empresarial é um caminho sem volta.
Pense comigo! A globalização da economia está consolidando uma nova realidade. As empresas necessitam estar atualizadas com as modernas metodologias e técnicas administrativas que estão sendo utilizadas no mundo empresarial, a fim de consolidarem as suas vantagens competitivas.
Entretanto, muitos consultores e empresas de consultoria simplesmente não dão certo neste mercado promissor. E as razões desses insucessos podem ser as mais variadas possível.
Primeiro, precisamos entender que a consultoria empresarial como conceitua Oliveira (2007), “é um processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões”.
Segundo, o consultor de negócios deve atuar como parceiro dos executivos e profissionais da empresa-cliente.
Terceiro, o consultor – senão sempre, quase sempre, deve colocar-se como profissional que tem responsabilidade pelos resultados de implementação do projeto idealizado, estruturado e desenvolvido sob sua responsabilidade.
Por fim, o consultor é esse profissional capaz de implementar técnicas e desenvolver comportamentos, atitudes e processos que possibilitem à empresa transacionar proativa e interativamente com os diversos fatores de seu sucesso empresarial.
Veja agora, a evolução no mercado mundial dos serviços de consultoria, em termos de faturamento anual:
- 1970: US$ 1 bilhão
- 1980: US$ 2 bilhões
- 1990: US$ 25 bilhões
- 2000: US$ 50 bilhões
- 2010: US$ 100 bilhões
- 2020 US$ 125 bilhões (previsão)
A consultoria empresarial seguramente é voltada a profissionais empreendedores e de elevado conhecimento sustentado em algum assunto técnico-administrativo.
Nesse contexto, qualquer empreendedor deve saber enxergar as lacunas mercadológicas e os vazios do modelo administrativo das empresas, sabendo ocupar esses espaços com adequadas técnicas e metodologias.
Afinal, o consultor empresarial deve saber enxergar oportunidades onde os outros vêem problemas.
E, então, que tal integrar esse mercado bilionário? Quais oportunidades têm vislumbrado no setor? Quais as principais ameaças? Qual o seu conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e caráter para deslanchar nessa carreira promissora?
Conheça mais sobre o segmento e a atividade de consultoria de negócios no Brasil, clicando no link abaixo: